Imagens,
marcas e pontos turísticos são ressaltados para os 700 mil visitantes que
passarão pela cidade nos meses de junho e julho.
A
menos de 48 horas do início da Copa do Mundo de Futebol da Fifa 2014, Salvador
entra cada vez mais no clima da competição esportiva ressaltando aos moradores
e visitantes o que tem de melhor: as belezas da cidade. A ação é parte da
estratégia de divulgação turística e institucional promovida pela Prefeitura,
aproveitando o período em que a capital baiana deverá receber 700 mil
visitantes – 70 mil deles estrangeiros.
Quem
chega à capital baiana pelo Aeroporto ou Rodoviária já encontra logo nas
principais vias de circulação, a exemplo das avenidas Luiz Vianna Filho
(Paralela), Juracy Magalhães e Vasco da Gama, mil galhardetes (pequenos
banners) com imagens de lugares e pessoas que simbolizam a cidade, como a
baiana de aracajé e o Terreiro de Jesus. Além disso, outdoors, busdoors
(publicidade em ônibus) e os mobiliários urbanos também estão inclusos na
estratégia de divulgação.
Um
dos principais cartões-postais, localizado em frente ao Mercado Modelo e à Baía
de Todos os Santos, o Elevador Lacerda estará nas cores verde e amarela durante
todo o período da Copa, através do sistema de iluminação cênica instalado pela
Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).
Em
outros três pontos turísticos bastante visitados – a Praça Municipal, o Dique
do Tororó e o Farol da Barra – letreiros com a marca turística de Salvador
foram instalados e, a exemplo de cidades como Amsterdã, capital da Holanda,
chamam a atenção do público que aproveita para tirar fotos. A peça instalada no
Dique do Tororó, em frente à Arena Fonte Nova, por exemplo, há uma homenagem às
oito seleções que vão disputar partidas na cidade na primeira fase da
competição: Espanha x Holanda, Alemanha x Portugal; França x Suíça e Bósnia x
Irã.
Também
no entorno da Arena, foi instalado um painel grafitado na Ladeira da Fonte das Pedras.
A pintura foi realizada em um tapume de 24 metros que circunda a área onde
havia um posto de gasolina desativado e retirado do local pela Superintendência
de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) para oferecer
mais segurança à população.
A
arte valoriza cores fortes e vibrantes como o amarelo, vermelho e azul. Os
desenhos remetem ao futebol, com destaque para a analogia da tradicional “Ola”
das torcidas com o mar. A criação é de um coletivo de artistas plásticos que
utilizam a técnica como forma de expressão. Eles preferem se manter no
anonimato, assumindo um estilo low profile.
Nenhum comentário: