Author Details

» » » Holandeses chegaram a Salvador até de carro

Torcedores do time laranja fazem grande festa no Terreiro de Jesus.

Fonte: Agecom/Salvador

O Terreiro de Jesus será o reduto da festa holandesa em Salvador. A Holanda enfrenta a Espanha na Arena Fonte Nova nesta sexta-feira (13), às 16h, no primeiro jogo da Copa do Mundo 2014 na capital baiana. O cônsul do país, Egbert Boelmsma, afirmou que aguarda até cinco mil pessoas na festa que está programada no Terreiro de Jesus, durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (12) no auditório do Centro Aberto de Mídia.

“Fizemos um livro especial mostrando ao torcedor o que é o Brasil, a beleza de viajar, encontrar novas culturas e se adaptar a elas”, acrescentou entusiasmado. O cônsul afirma ainda que foi pensada uma programação especial para os holandeses, mostrando o melhor de cada cidade e points interessantes. “Em Salvador, o melhor é explorar: ir ao Pelourinho, à Fan Fest no Farol da Barra, ao Terreiro de Jesus, desfrutar de um passeio na Baía de Todos os Santos e também as praias”.

A coordenadora de torcida e fãs da Federação Holandesa de Futebol, Judith de Frel, e a assessora especial do Ecopa, Liana Oliva, informam que a chegada dos holandeses ao Terreiro de Jesus será às 8h e a saída para o estádio está combinada para às 13h. Nesse período, a festa acontecerá ao som de atrações musicais baianas e holandesas. A chegada Arena Fonte Nova está prevista para às 14h.

A expectativa dos torcedores da seleção laranja é a melhor possível. “O nosso sentimento é muito positivo, primeiro porque estamos no País do futebol e depois porque sabemos festejar”, revela Judith de Frel, referindo-se a holandeses e brasileiros também. Ela diz ainda que a estimativa é que o números de torcedores aqui no Brasil chegue a cinco mil.

O cortejo laranja, além do ônibus, também será seguido por 25 carros de torcedores holandeses que estão viajando a três meses. “São pessoas que vão seguir a seleção aqui no Brasil. Os carros saíram da Holanda e foram de barco até Nova Iorque e de lá desceram para o Brasil pelo México”, revela Judith de Frel.

Baianos e turistas já podem realizar testes para detecção de DSTs na Barra

Tudo pronto para o início da campanha Proteja o Gol na capital baiana. A partir das 12h desta quinta-feira (12), durante a abertura da Fan Fest, no Farol da Barra, soteropolitanos e turistas poderão realizar em apenas 30 minutos o exame laboratorial para o diagnóstico do vírus HIV, sífilis e hepatites. Todos os casos positivos serão encaminhados para tratamento na rede de referência. Agentes comunitários da saúde também trabalharão no entorno da festa distribuindo materiais educativos e camisinhas, além de incentivarem o diagnóstico precoce, o que pode colaborar com a interrupção da cadeia de transmissão dessas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A expectativa é realizar dois mil exames e distribuir de um milhão de preservativos.

A mobilização seguirá nos 15 dias da Fan Fest e envolverá cerca de 30 profissionais de saúde que atuarão na unidade instalada no cruzamento da Avenida Marquês de Leão com a Rua Dias D'Ávila, sempre das 12h Às 23h. Salvador é a 12ª cidade entre as capitais brasileiras em incidência do vírus. Para enfrentamento da Aids, a Secretaria Municipal da Saúde ampliou de 33 no início de 2013 para 96 unidades em maio de 2014 o número de unidades de saúde que realizam o teste rápido para detecção do HIV. Além disso, capacitou mais de 260 profissionais entre médicos e enfermeiros da atenção básica para a realização desses testes.

Outra importante ação desenvolvida pela SMS acontece no período do Carnaval. O Fique Sabendo, como é intitulada a iniciativa, faz parte das ações prioritárias de saúde devido à vulnerabilidade a que estão expostos os homens e mulheres, sobretudo os adolescentes, durante a festa momesca. Somente este ano, foram feitos mais de 4.280 testes rápidos e distribuídas mais de 1,7 milhão de camisinhas durante a festa.


Sobre os autores:

Gabriella Simões fez Fotografia Digital no Sesc e é associada a Arfoc/Brasil através da Arfoc/BA. Miguel Brusell é formado em Comunicação Social na UFBA, tem pós em Gestão de Informações para Multimeios na FTC e bloga desde 2003.
«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Comentar