Author Details

» » » Holanda arrasa Espanha: 5 x 1

Simpáticos e extrovertidos, os holandeses revelaram na Fonte Nova o quanto de vingança guardavam para os espanhóis desde a derrota na final da Copa da África do Sul.

Da redação
Foto: Fifa.com

Humilharam os adversários por 5 x 1, de virada, nesta sexta-feira (13), abrindo a série de jogos do Grupo B do Mundial. A Holanda contou com atuações inspiradas de Arjen Robben e Robin Van Persie para derrubar a também atual bicampeã europeia. Cada um marcou duas vezes, repetindo o desempenho de Neymar, que também fez dois gols, na abertura, na última quinta.

Será do Grupo B que sairá o eventual adversário da seleção brasileira, caso se confirme a classificação para as oitavas de final. Se ficar em primeiro do Grupo A, o Brasil vai encarar o segundo do B. O resultado desta sexta aumentou as chances de um possível confronto entre brasileiros e espanhóis, o que reeditaria a final da Copa das Confederações do ano passado.

À Espanha resta a esperança de repetir neste ano a campanha de 2010, quando também foi derrotada na estreia. Na ocasião, perdeu para a Suíça, mas só por 1 a 0. Agora terá que superar Chile e Austrália para ter chances de avançar na competição.

A partida desta sexta em Salvador foi marcada por fortes vaias da torcida a Diego Costa, brasileiro que decidiu se naturalizar para defender a seleção espanhola. O atacante já havia sofrido com hostilidades da torcida durante treinos em Curitiba, onde o grupo espanhol está concentrado.

Liderada pelo meia Davi Silva, a Espanha começou a impor seu estilo a partir dos 20 minutos. A Holanda aceitou o crescimento do rival e passou a levar sustos na defesa, reforçada com uma linha de cinco jogadores: três zagueiros e dois laterais.

A "punição" veio aos 25 minutos, em uma jogada iniciada por David Silva. Ele acionou Xavi, que enfiou para Diego Costa, dentro da área. O atacante deu belo corte no zagueiro De Vrij e sofreu falta dentro da área. Xabi Alonso cobrou o pênalti e abriu o placar.

A Espanha sofreu o empate aos 43 minutos, em um golaço de Van Persie. O lateral-esquerdo Blind fez longo lançamento do meio de campo e achou o atacante livre de marcação dentro da área. Bem colocado, Van Persie deu um peixinho e cabeceou por cobertura da marca do pênalti para superar Casillas, empatando o confronto.

Sob chuva, o segundo tempo começou no mesmo ritmo do fim da etapa anterior, com a Holanda mais atenta em campo. E foi justamente em um lance de desatenção espanhola que os holandeses roubaram a bola no meio e iniciaram a jogada do gol da virada. Blind, novamente, deu grande assistência. Desta vez para Robben, que cortou Piqué e bateu de canhota, como sempre, para anotar o segundo gol da Holanda, aos 7 minutos.

A situação da Espanha quase ficou mais complicada aos 14, quando Van Persie acertou belo chute e carimbou o travessão. Cinco minutos depois, o mesmo atacante foi figura determinante para o terceiro gol holandês. Em cobrança de falta na área espanhola, Van Persie fez falta em Casillas, não marcada pela arbitragem, e De Vrij só completou para as redes na segunda trave. Os espanhóis não pouparam o árbitro italiano Nicola Rizzi das reclamações.

O que parecia ruim para a Espanha ficou ainda pior aos 26 minutos. Em uma falha feia na saída de bola, Casillas deixou a bola escapar e viu Van Persie fazer a roubada e mandar para o gol vazio. E, como se não fosse o bastante, a Holanda teve tempo de marcar o quinto aos 34. Depois de uma roubada de bola na defesa, Robben recebeu longo lançamento, entrou na área, driblou duas vezes Casillas e mandou para as redes.

Na próxima rodada do Grupo B, a Espanha tentará buscar a reabilitação diante do Chile, de Valdivia e Alexis Sanchez, na quarta-feira, no estádio do Maracanã, no Rio. A Holanda vai encarar a modesta Austrália, no mesmo dia, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.



Espanha 1 x 5 Holanda - 1ª fase da Copa do Mundo
Local - Arena Fonte Nova
Gols - Xabi Alonso (pênalti), aos 26, e Van Persie, aos 43 minutos do primeiro tempo; Robben, aos 7 e aos 34, De Vrij, aos 19, e Van Persie, aos 26 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos - Casillas (Espanha); De Guzmán, De Vrij e Van Persie (Holanda)
Árbitro - Nicola Rizzoli (Fifa/Itália)
Espanha - Casillas; Piqué, Azpilicueta, Sergio Ramos e Jordi Alba; Xabi Alonso (Pedro), Xavi, Busquets, Iniesta e David Silva (Fàbregas); Diego Costa (Fernando Torres). Técnico: Vicente Del Bosque
Holanda - Cillessen; Janmaat, Vlaar, De Vrij (Veltman), Martins Indi e Blind; De Jong, De Guzmán (Wijnaldum) e Sneijder; Robben e Van Persie (Lens). Técnico: Louis van Gaal


Sobre os autores:

Gabriella Simões fez Fotografia Digital no Sesc e é associada a Arfoc/Brasil através da Arfoc/BA. Miguel Brusell é formado em Comunicação Social na UFBA, tem pós em Gestão de Informações para Multimeios na FTC e bloga desde 2003.
«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Comentar