Em
evento realizado na última quinta-feira (8), a Federação de Automobilismo da
Bahia (Fab) divulgou oficialmente o masterplan do Autódromo da Bahia, o centro
automotivo idealizado para agregar os eventos do esporte a motor no estado.
Colaboração
de texto: Edimário Duplat/Bahia Notícias
Fotos: Federação de Automobilismo da Bahia
Entretanto,
mesmo com o terreno já em mãos da entidade e com algumas obras em finalização,
a falta de apoio de patrocinadores coloca em dúvida uma data final para o
complexo.
Idealizado
para reunir as atividades automotivas de toda a Bahia, o Autódromo
Internacional segue em construção no município de São Francisco do Conde.
“Temos uma distância de 60km de Feira de Santana a Salvador, 40km de Camaçari e
15km da BR-324. Em relação aos outros equipamentos que existem no Brasil são
poucos que tem uma distância tão pequena assim e isso é fantástico pois tem uma
facilidade para se locomover ao local”, afirma a presidente da Fab, Selma
Morais, que acredita na força turística por conta da região onde se localiza o
equipamento esportivo.
“Este
será o único complexo do Brasil que você poderá chegar através de três tipos de
acessos: por terra, pela BR-324, Candeias ou Santo Amaro, pelo ar por conta de
heliponto que estamos idealizando, e pelo mar por conta da construção de um
novo píer na pela prefeitura de São Francisco, que pleiteia o projeto no
Ministério do Turismo por acreditar no potencial de uso da Baia de Todos os
Santos”, reiterou.
Com
uma área de 850 mil metros quadrados, o terreno já pertence à federação. Entretanto,
o grande problema segue com os custos para a conclusão total do espaço. “O
nosso masterplan, que é o projeto global, está estimado em R$ 22,5 milhões,
pois teremos espaço para várias atividades. Nós inicialmente conseguimos dez
empresas interessadas em fazer investimento e estivemos com o secretário da
fazenda, Manoel Vitório, pois precisávamos que o governo do estado libere estas
empresas para ajudar no patrocínio. Infelizmente, por conta da crise, ele nos
disse que o governo não poderia deixar de arrecadar essa quantia. Porém o
secretário confirmou a quantia que já havia sido acordada pelo kartódromo e
teremos os R$ 3 milhões para construir esse circuito”, reiterou a dirigente.
Mesmo
sem a quantia desejada, a Federação de Automobilismo segue com outras formas de
arrecadação para a construção do complexo. Dentre eles, a prefeitura de São
Francisco do Conde tem viabilizado a finalização da primeira fase do projeto,
que pode viabilizar a abertura do espaço até o final de 2015.
"Independentemente das dez empresas que não vão entrar, nós já iniciamos a
obra pois a prefeitura local viu a grandeza da obra e concordou em investir em
algumas obras. Com isso, temos a pista de velocidade da terra quase pronta além
do kartódromo internacional que já está acordada e esperamos o repasse do
governo pelo FazAtleta. Em tudo correndo bem e tudo saindo, a ideia é que a
pista da velocidade na terra seja inaugurado em 60 dias e depois levantamos os
boxes e as arquibancadas naturais”, complementou Selma, que confessou um novo
acordo verbal com o governo franciscano.
“Tivemos
uma audiência pública ontem (quarta, 7) na Assembleia Legislativa do Estado e
lá a prefeitura se comprometeu a fazer a reta de arrancada, que precisa de
investimento. Além deles, os deputados presentes se comprometeram em fechar o
asfalto com a Secretaria de Infraestrutura”, comemorou.
Apesar
da viabilização dos projetos que compõem o centro automobilístico, a construção
do autódromo principal ainda é um sonho distante para a sua realização. “Nós da
Federação não estamos prometendo autódromo porque é uma obra bem complexa. Mas
já temos o kartódromo, a pista de arrancada e a velocidade na terra. Temos todo
o estudo pronto para o futuro, que é um sonho que precisa ser sonhado por todos
para ser concretizado. A partir daí vamos trabalhar para unir forças e tentar
repetir o que aconteceu com o Centro de Judô de Lauro de Freitas, em que as
esferas municipais, estaduais e federais se juntem para concretizar esse
projeto”, afirma a presidente, que acredita no potencial da Bahia para entrar
no calendário nacional e mundial da velocidade.
“Temos
a estimativa de público de 100 mil e podemos ter cerca de 30 provas a nível
regional e estadual. Podemos ter uma geração de emprego de 50 mil pessoas e
quem sabe trazer provas como a Indy e a MotoGP, por exemplo. Já temos
principais eventos com cartas e ofícios que tem interesse em vir a Bahia como a
Fórmula Truck, a Mercedes Challenge, Petrobrás de marca, Endurance e Fórmula 3
sul-americana. Temos um calendário aberto que pode agregar até festivais de
música”, finalizou.
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