A
comunidade do Centro Histórico e Pelourinho terá diversão e assistência social,
neste domingo, com a 4ª edição dos projetos Rua de Lazer e Expresso da
Cidadania.
Por:
Miguel Brusell
A
bola da vez dos programas Rua de Lazer e Expresso da Cidadania será a
comunidade do Pelourinho e do Centro Histórico que recebe, neste domingo (30),
a caravana itinerante do lazer e da assistência social. O "Ruas de
Lazer" é um consagrado programa da Prefeitura, realizado há mais de 20
anos, e, já há alguns anos, com o apoio do Shopping Piedade.
Todos
os domingos, o Dique do Tororó e, uma vez por mês, um bairro da capital recebe
a programação da "Rua de Lazer" que envolve atividades como a pintura
em papel e no rosto para crianças, castelinho, tobogã, golzinho, basquete,
vôlei, cama elástica, atividades aeróbicas, música, alongamento, jogos e
apresentações da comunidade envolvida.
A
partir deste ano, a "Rua de Lazer" recebe, uma vez por mês, a
companhia do "Expresso da Cidadania" que é uma iniciativa da
Diretoria de Esporte e Lazer Para o Social (DELS) com apoio da Secretaria de
Promoção Social, Esporte e Combate à
Pobreza (SEMPS). Com a sua primeira edição realizada no aniversário da Cidade
de Salvador, o "Expresso da Cidadania" oferece orientações sobre
diversos serviços socioassistenciais que são de responsabilidade da SEMPS.
É
uma oportunidade para a população, que necessita acesso a esses serviços,
conheça o que é que o CRAS, o CREAS, o Centro Pop e, principalmente, o Bolsa
Família oferecem. São orientações para acesso ao Programa Bolsa Família,
Cadastro Único, Carteira de Idoso e Passe Livre. Além disto oferece aferição de
peso e altura, cálculo de índice de massa corpórea, orientação nutricional e orientações
sobre combate ao trabalho infantil, negligencia, abusos sexuais e violência
psicológica.
Avaliação positiva
A
última edição do Rua de Lazer com o Expresso da Cidadania aconteceu no dia 26
de julho, no Bairro de Castelo Branco e teve uma avaliação positiva pela
comunidade que frequenta a Praça da Rua F, na 2º etapa do bairro. Na terceira
edição do programa, 1.877 pessoas foram atendidas em todos os serviços de lazer
e orientação socioassistenciais, durante às 4 horas de atuação do programa.
Também
foi feita uma entrevista, semi estruturada, que ouviu um universo de 100
participantes do evento na faixa etária de 5 à 80 anos, com a grande maioria do
público alvo na faixa dos 21 aos 60 anos. Segundo esta pesquisa, 31% do público
avaliou o Expresso da Cidadania como Bom, 36% como Ótimo e 33% como Excelente.
Entre
os serviços oferecidos, com 67% de aprovação, o Lazer foi o melhor avaliado
seguido das orientações Socioassistenciais, com 18% e as Apresentações com 15%.
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